Alta empregabilidade e grande número de pequenas empresas que caracterizam o setor motivam apoio financeiro da Caixa.
Uma das novidades da Fenim Fashion 2025 realizada no Expocentro Balneário Camboriú, em Santa Catarina, entre terça e quinta-feira (01 a 03) desta semana, foi o apoio da Caixa, que aproveitou o evento para lançar linhas de crédito especiais ao setor de moda brasileiro para os próximos três meses. Superintendente de Caixa em Florianópolis, Rodrigo Canani, informou no evento que esse apoio é um movimento nacional da instituição pelo fato de o setor de moda ser altamente empregador e ser integrado por milhares de micro e pequenas empresas.
– A Caixa decidiu apoiar a Fenim Fashion por duas visões. Primeiro, porque moda é um segmento que emprega muito. E a Caixa, como braço financeiro do governo, prioriza a geração de emprego. E a segunda visão é pelo fato de ter um grande número de micro, pequenas e médias empresas que precisam ser apoiadas financeiramente – explicou Canani.
De acordo com o superintendente, a instituição criou uma estratégia com redução de taxas de juros em algumas linhas de crédito para favorecer negócios do setor. Esses juros menores estarão disponíveis para empresas de confecção e moda de todo o país.
– A Caixa tem taxas especiais por três meses ao setor para capital de giro. São taxas que partem de 1,34% ao mês. E também temos taxa da linha de investimento que parte de 1,46% ao mês pré-fixada. No FGI (Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES), a taxa de largada é de 1,57% ao mês. Temos também a linha especial para renovação de frota a pequenas empresas que é de 1,25% ao mês, quase que o custo do funding da Selic – informa o superintendente Canani.
Segundo ele, a Caixa é a instituição financeira que mais opera linhas de crédito pelo Fampe (Fundo de aval do Sebrae) e também pelo Pronampe, uma linha para investimentos de pequenas empresas. Parte dessas linhas especiais ao setor de moda também pode ser acessada na Caixa por empresas de outros setores econômicos. A Caixa é o banco público com menor custo de crédito do mercado. Para acessar, as empresas devem cumprir algumas exigências da instituição, mas os juros são menores.
Portal NSC Total: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/caixa-lancar-credito-especial-ao-setor-de-moda-do-pais-durante-a-fenim-fashion-em-sc